quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Culinária Típica Brasileira


A culinária brasileira recebeu as mais diversas influências de povos que aqui vieram em épocas passadas. Essa diversidade está ligada a aspectos socioculturais de nossa história, misturando vários sabores com especiarias próprias de cada região e ingredientes europeus, indígenas e africanos.
A culinária indígena já existia antes da vinda desses povos para o território brasileiro, sendo modificada pelo escravos e portugueses, após o período de colonização. As adaptações eram feitas de acordo com os ingredientes que eram encontrados em cada localidade e também por temperos já trazidos por estes. Como exemplo disso temos a feijoada, um prato típico brasileiro.
Algumas regiões do Brasil sofreram fortes mudanças na culinária após a chegada de seus imigrantes, a região nordeste, por ter sido colonizada pelos escravos africanos, herdaram a azeite de dendê e o cuscuz, aderindo assim como pratos típicos moquecas, vatapá, canjica, pamonha, entre outros. Já na região Norte a forte influência era os índios agregado assim o, tucupi (caldo da mandioca cozida), tacacá (espécie de sopa quente feita com tucupi), jambu (um tipo de erva). No Centro-Oeste a contribuição veio dos bolivianos e paraguaios. O Sudeste além dos índios e escravos tem a influência culinária dos diversos imigrantes europeus e asiáticos. E por fim a Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos.
Como a culinária é uma manifestação cultural, e que criticar a culinária de um povo é criticar a sua cultura e consequentemente a cidadania do mesmo. Platão, Aristóteles e Sócrates pregavam o respeito pela cidadania. E segundo Aristóteles não existe felicidade fora da coletividade, o ser humano deve pensar e praticar em função do social. Assim, para exercer a cidadania nos exige comprometimento e responsabilidade, de forma livre e em prol do outro. Essa união de raças foi crucial para a cozinha tipicamente brasileira, desrespeitando essas típicas comidas brasileira, está desrespeitando também as suas origens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário