quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Xenofobia

Por definição, xenofobia é o medo irracional a estrangeiros, e a tudo que os acompanha.
Falta de respeito a cultura, crítica ao diferente e a não aceitação do que é novo, são algumas características marcantes da xenofobia.
Para a filosofia, o respeito, muda a vida e o modo de enxergar as coisas, e faz com que aceitemos o fato de que os seres humanos se enriquecem mutuamente, compreendendo assim, as diferenças de cada um, tendo o respeito como uma forma de compromisso individual e coletivo.




Platão prezava pela justiça, definindo-a então como  a vontade de escolha do cidadão de exercer as funções que de sua vontade perante a sociedade.

Sócrates dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância. Segundo ele, a verdade, escondida em cada um de nós, só é visível aos olhos da razão.


Já para Aristóteles, o que precisamos, a fim de viver bem, é uma apreciação adequada da maneira em que os bens tais como a amizade, o prazer, a virtude, a honra e a riqueza se encaixam como um todo. Para aplicar esse entendimento geral para casos particulares, devemos adquirir, através de educação adequada e hábitos, a capacidade de ver, em cada ocasião, qual curso de ação é mais bem fundamentada. Portanto, a sabedoria prática, como ele a concebe, não pode ser adquirida apenas ao aprender regras gerais, também deve ser adquirida através da prática. E essas habilidades deliberativas, emocionais e sociais é que nos permitem colocar nossa compreensão geral de bem-estar em prática em formas que são adequados para cada ocasião.


O melhor exemplo da ação xenofóbica, é representada pelo nazismo, onde seu líder Adolf  Hitler não gostava de judeus , além do ódio contra outras etnias, Hitler também defendia o extermínio de testemunhas de Jeová e homossexuais. E comunistas, é claro. 









Hitler ainda instaurou uma política de repreensão contra seus opositores: os líderes comunistas foram presos em campos de concentração e, posteriormente, executados. Sua primeira medida como ditador foi a execução de milhares de judeus, comunistas, homossexuais, negros e outros nos campos de concentração.








https://www.youtube.com/watch?v=tMCIgV4xu7Y   Vídeo sobre o Nazismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário